É preciso falar sobre uma questão que muito importa para capoeria, para o capoeirista e para quem pretende saber sobre esse seu lado... a religiosidade... a espiritualidade.
Sabemos, é um fato, que a colonização portuguesa trouxe consigo sua religião oficial, o cristianismo, porém a escravidão trouxe para cá o africano com suas religiões também. Religiões africanas como o Candomblé ( a Umbanda é uma religião brasileira que sincretiza candomblé com cristianismo e traços indígenas da fé) sempre foram perseguidas aqui... sempre! Isso é um fato até hoje! A capoeria que tem suas origens na cultura africana trouxe consigo a religiosidade desses africanos para sí.
Hoje, com a capoeria em todos os continentes do mundo, há muitas religiões/filosfias/espiritualidades dentro da capoeira... A capoeria não é religiosa, os capoeristas é que podem ser ou não - lembrando que há muitos ateus na capoeira.
Portanto, quem pratica capoeira e quem quiser praticá-la precisa saber disso e tem toda sua liberdade respeitada. O que for para o bem da capoeira e do capoeirista será sempre bem-vindo!
Clique no link abaixo e veja uma explanação do mestre Marrom - RJ- a respeito desse assunto.